sexta-feira, 23 de março de 2012

As Cruzadas


De 1096 a 1270, tropas foram formadas, sob ordens da igreja, com o propósito de recuperar Jerusalém (que estava sob o comando dos turcos Seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, então dividido por causa da “Cisma do Oriente”.
Em 1096 o papa Urbano II convocou tropas com o objetivo de recuperar a Terra Sagrada, os soldados carregavam uma grande cruz (principal símbolo do cristianismo) estampada em suas roupas. Em troca da participação, os soldados ganhariam o perdão de seus pecados.
A igreja não era a única interessada em Jerusalém, os Senhores Feudais tinham interesses em novas terras e cidades mercantilistas como Veneza. Além disso, as especiarias orientais também tinham um grande valor comercial, entre as especiarias alguns exemplos são: pimenta-do-reino, cravo, canela, entre outras.
Entre os séculos VI e VIII, partiram para Jerusalém oito tropas que viriam a participar de guerras, as quais foram chamadas de Cruzadas, para reconquistar a Terra Santa. A primeira tropa formada por cavaleiros da nobreza partiu em 1096 e conquistou Jerusalém em 1099, a segunda tropa fracassou devido a discordância entre seus líderes e em 1189 Jerusalém foi retomada pelo sultão muçulmano Saladino.
Durante a terceira cruzada foi feito um acordo que permitia a peregrinação de cristãos na Terra Santa. A quarta cruzada aconteceu por interesses comerciais, a quinta fracassou, a sexta ficou marcada pelos cristãos terem retomado Jerusalém, Belém, e Nazaré, a sétima e a oitava cruzadas fracassaram.
As Cruzadas não atingiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.

                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzada
                                    http://www.suapesquisa.com/historia/cruzadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário