sexta-feira, 13 de abril de 2012

Empregabilidade no Brasil

Hoje há três desafios básicos a serem enfrentados no mercado de trabalho:
1-      Conquistar um emprego;
2-      Preservar o estágio ou emprego já conquistado;
3-      Reconquistar (ou conquistar) seu lugar no mercado de trabalho;
Dos três desafios o mais difícil é a reconquista do emprego e por esse motivo é tão importante preservar o atual. Quanto mais tempo a pessoa fica fora do mercado de trabalho mais difícil o retorno pelos métodos convencionais.
O Brasil é um país em desenvolvimento portanto eu irei falar sobre as melhores regiões para se trabalhar, e em que setores estão se desenvolvendo.
O Centro-Oeste está investindo na construção civil, como consequência precisa-se de engenheiros e de executivos experientes, já que muitas empresas estão investindo na profissionalização de seus empregados. O mesmo acontece  em Anápolis e em Goiás onde fica o maior pólo de fabricação de medicamentos genéricos do país. O núcleo conta com 34 empresas que buscam profissionais nos setores de contabilidade, finanças e governança corporativa.
Com a Copa do Mundo chagando, o Norte está se desenvolvendo principalmente na área de turismo criando oportunidades de emprego em Manaus. Muito admirado por suas belezas naturais, mas ainda pouco estruturado para receber visitantes, a Amazônia está assistindo a uma explosão de investimentos na rede hoteleira. Nos próximos dois anos, a previsão é de abertura de 1500 vagas para cargos de níveis operacional e gerencial. No setor do Pará o setor de papel e celulose, apesar da crise, gera oportunidade para jovens profissionais em uma área carente de pessoal qualificado.
Na região Sul, Curitiba e Florianópolis,assistem à uma expansão da indústria de tecnologia, que atravessou bem a crise em razão da alta demanda do mercado interno.  Em Florianópolis, a estimativa é que o faturamento do setor aumente 20% este ano. Já em Porto Alegre, o varejo e a construção civil são os setores mais promissores.
O aumento na renda e do consumo nas classes mais baixas estimula a indústria e o varejo no nordeste. Isso vale para as principais capitais da região, como Recife e Salvador. Na capital baiana, a estrutura de shopping centers cresceu 60% em dois anos, com ampliação e abertura de novos centros de compras. Com isso aumentou a procura por profissionais com experiência gerencial. Em Pernambuco, o Porto de SUAPE, Atrai investimentos e cria vagas nos setores petroquímicos e siderúrgicos.
As 10 melhores cidades para se trabalhar são:
1.  São Paulo (SP)
2.  Rio de Janeiro (RJ)
3.  Vitória (ES)
4.  Barueri (SP)
5.  São Caetano do Sul (SP)
6.  Belo Horizonte (MG)
7.  Porto Alegre (RS)
8.  Brasília (DF)
9.  Macaé (RJ)
10. Curitiba (PR)

Fontes de Pesquisa: http://www.empregabilidade.net/page.php?2
                             http://www.sobreadministracao.com/as-100-melhores-cidades-para-trabalhar-segundo-a-voce-sa/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário