quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sistemas de Governo


Para Nicolau Maquiavel, reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, haviam duas formas de governo, as “formas puras” (Monarquia, Aristocracia e Democracia) e as “formas impuras” (Tirania, Oligarquia e Demagogia).
 A Monarquia é um tipo de governo em que o chefe de estado se mantém no cargo até a morte ou até a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário. O chefe de estado desse tipo de governo recebe o no de monarca (normalmente com o título de Rei ou Rainha) e pode também muitas vezes ser o chefe de governo. A ele, o ofício real, é sobretudo o de reger e coordenar a administração da nação, em vista do bem comum em harmonia social.
Já a Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder é dominado por um grupo elitista. Normalmente as pessoas deste grupo são de classe dominante, como grande proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes, etc. Um exemplo de estado governado pela Aristocracia é a antiga cidade-estado de Esparta que durante toda sua história, foi governada pela Aristocracia latifundiária guerreira.
A Democracia pode ser dividida em Democracia de direita (ou “pura”), quando o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a Democracia de esquerda (ou indireta), quando o povo expressa sua vontade através de representantes eleitos que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
As formas de “governos impuras” corrompem as de “governo puro”, como a Tirania que é uma forma de governo utilizada em situações excepcionais na Grécia, nela o chefe governa com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo. Hoje em sociedades Democráticas ocidentais o termo “Tirania” tem conotação negativa.
Outra forma de “governo impura” é a Oligarquia que funciona como um governo em que o poder político está concentrado em um pequeno grupo de pessoas. Essas pessoas podem se distinguir pela nobreza, a riqueza, os laços familiares, empresas ou poder militar. Estados em que tal acontece são muitas vezes governados por poucas famílias importantes para a sociedade que passam as suas influencias ao longo de gerações. Os oligarcas podem ser qualquer grupo privilegiado.
Já a Demagogia nada mais é do que uma estratégia para obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público, tipicamente por meio de retórica e propagandas passionais e frequentemente usando temas nacionalistas, populistas ou religiosos.
Em política, a Demagogia está associada a propostas e declarações que não podem ser colocadas em prática, feitas a penas com a intenção de obter benefícios eleitoreiro ou de popularidade para quem as promete.  

                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Tirania
                      http://www.brasilescola.com/sociologia/democracia-oligarquia.htm
                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma_de_governo
                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Demagogia